Elen Dias, doutora em Linguística Aplicada, sócia-diretora do Centro Cultural América, professora da FATEC Jales e da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis), indica alguns dicionários de inglês on–line que, além de definições, trazem pronúncia, traduções, e até gírias. Clicando aqui, você saberá a importância de utilizar o dicionário on–line.
Bons dicionários são ferramentas importantes para quem está aprendendo uma língua estrangeira, ampliando seus conhecimentos ou trabalhando com ela. Então, fica a dica de alguns disponibilizados gratuitamente que podem ser consultados:
1. https://onelook.com Começamos pelo Onelook, porque ele é um diretório de dicionários, isto é, um agregador de links de sites de dicionários mais conhecidos, muito útil, pois gera uma lista de ocorrências da definição das palavras. Portanto, traz a definição dos dicionários que citaremos abaixo.
2. https://oed.com (oed= Oxford English Dictionary). O tradicional Oxford English Dictionary se auto define como “the definitive record of the English Language”, uma vez que é um dicionário inglês/inglês que apresenta transcrição fonética, etimologia, frases e citações com a palavra. Possui aplicativo gratuito para Android e iOS.
3. https://dictionary.cambridge.org/pt/ Cambridge Dictionary apresenta, além de definição e gramática, a pronúncia Britânica e a Americana para que a pessoa veja a diferença de sotaque. Confira!
4. https://www.macmillandictionary.com Apesar de apresentar apenas o sotaque Britânico, em relação à pronúncia, o que pode gerar estranheza para quem está acostumado com o sotaque Americano, Macmillan Dictionary é um dos melhores dicionários on–line em definição, sinonímia, pronúncia, frases contextualizadas. Vale a pena conferir!
5. https://www.merriam-webster.com Prático, com atividades relacionadas ao termo procurado e pequenos vídeos (de cerca de dois minutos) e com explicações sobre a língua inglesa, Webster pode ser baixado como aplicativo gratuito para Android e iOS.
6. https://www.thefreedictionary.com Apresenta pronúncia com sotaques americano e britânico, expressões idiomáticas e definição de acrônimos (como B&M, PIZDA). Além disso, tem páginas exclusivas para inglês para fins específicos tais como inglês jurídico, médico entre outros.
7. https://www.urbandictionary.com Bem moderno, trata-se de um dicionário informal da língua inglesa, útil para quem quer aprender o que se fala na rua, pois traz gírias e expressões que estão surgindo. Aviso importante: existem até palavrões!
8. https://www.linguee.com É possível ver a classe gramatical da palavra e exemplos contextualizados, visto que o site afirma que busca a tradução do termo pesquisado em bilhões de textos bilíngues. O próprio site afirma que sua equipe revisa os conteúdos, mas vale tomar cuidado e procurar outras definições, pois quem lida com línguas sabe que nem sempre a primeira definição é a mais adequada, tudo depende do contexto!
9. https://www.wordreference.com Preferido entre os tradutores, pois fornece tradução para diferentes idiomas, o site apresenta fóruns separados para cada língua, links para outros dicionários e diretórios on-line. Além disso, tem um “conjugador” de verbos.
10. https://pt.forvo.com Criado como a Wikipédia, colaboração entre os usuários, é um ótimo guia de pronúncia com um acervo significativo de palavras em vários idiomas, com pronúncia por nativos.
11. https://inogolo.com Como o Forvo, Inogolo também é um guia de pronúncia, apenas palavras da língua inglesa, por meio dele é possível pesquisar por categorias como ciência, moda, filosofia, política, entre outras.
Em suma, os dicionários on-line desempenham um papel fundamental no processo de aprendizado do inglês, oferecendo recursos abrangentes, atualizados e acessíveis para os estudantes. Utilizar essas ferramentas pode melhorar a proficiência no idioma, expandir o vocabulário, aprimorar a compreensão de contextos e aperfeiçoar a pronúncia correta.