⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seu progresso: de
Conteúdo do Curso
Programa de Formação de Professores
Sobre a lição

Boas-vindas à segunda seção do nosso curso!

Prepare-se para uma jornada fascinante rumo ao entendimento da mente do aluno. Nesta seção, vamos explorar os fundamentos da Psicologia da Educação e da Aprendizagem, desvendando os processos de aprendizagem e desenvolvimento que moldam a forma como as crianças e adolescentes aprendem.

 

O que você vai aprender nesta seção:

  • Desvendando os Segredos da Aprendizagem: Vamos investigar as etapas do processo de aprendizagem, desde a recepção da informação até a sua aplicação prática. Abordaremos diferentes perspectivas, com destaque para o Behaviorismo, que nos ajuda a compreender como o ambiente influencia o comportamento, e as Visões Cognitivas, que exploram os processos mentais envolvidos na construção do conhecimento.

  • Grandes Nomes, Grandes Ideias: Você vai conhecer as ideias de Piaget, Vygotsky e Wallon, três gigantes da Psicologia da Educação, que revolucionaram a forma como compreendemos o desenvolvimento infantil e a aprendizagem. Vamos descobrir como suas teorias se traduzem em práticas pedagógicas eficazes.

  • Despertando a Inteligência Emocional: Com Rossandro Klinjey, vamos refletir sobre o “Analfabetismo Emocional” e a importância da educação dos sentimentos. Você vai compreender como as emoções influenciam a aprendizagem e como desenvolver as habilidades socioemocionais dos seus alunos.

  • Capacidades, Desafios e Potencialidades: Vamos analisar as diferentes capacidades e problemas de aprendizagem, entendendo como identificar e lidar com as dificuldades dos alunos, sempre com foco no desenvolvimento do seu potencial máximo.

Ao longo desta seção, você será convidado a participar de atividades interativas e reflexões que o auxiliarão a assimilar os conceitos e a aplicá-los em sua futura prática docente. Prepare-se para ampliar seus conhecimentos sobre a mente do aluno e se tornar um professor mais completo e preparado para os desafios da sala de aula!

Progresso: 0/106

(0% Completo)