⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seu progresso: de
Conteúdo do Curso
Programa de Formação de Professores
Sobre a lição

Boas-vindas à segunda seção do nosso curso!

Após explorarmos o panorama da docência no século XXI, na segunda seção, vamos nos aprofundar na compreensão do processo de aprendizagem em suas múltiplas dimensões. Prepare-se para uma jornada fascinante pelo universo da Psicologia Educacional e das Teorias da Aprendizagem!

 

O que você vai aprender nesta seção:

  • Etapas da Aprendizagem: Investigaremos as diferentes etapas do processo de aprendizagem, desde a aquisição de informações até a aplicação do conhecimento.

  • Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem: Abordaremos as dificuldades de aprendizagem e os transtornos específicos, como dislexia e TDAH, buscando estratégias para a inclusão e o apoio aos alunos.

  • Psicologia Educacional: Exploraremos o papel da psicologia na compreensão das capacidades e dos problemas de aprendizagem, aprofundando o conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.

  • Teorias da Aprendizagem: Analisaremos as diferentes perspectivas sobre como a aprendizagem ocorre, com foco no Behaviorismo, nas visões cognitivistas e nas contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a prática pedagógica.

  • Processos Cognitivos Complexos: Investigaremos o funcionamento da mente humana em processos como a atenção, a memória, a linguagem e o pensamento, compreendendo como eles influenciam a aprendizagem.

  • Analfabetismo Emocional e Educação dos Sentimentos: Discutiremos a importância da educação emocional e o desenvolvimento da inteligência emocional para o sucesso acadêmico e pessoal dos alunos.

  • Carência e Desenvolvimento Espiritual: Refletiremos sobre o impacto da carência afetiva e social no desenvolvimento integral do aluno, incluindo a dimensão espiritual.

Ao final desta segunda seção, você terá uma compreensão mais profunda dos processos de aprendizagem e das diferentes teorias que os explicam. Essa base será fundamental para que você possa desenvolver estratégias pedagógicas eficazes e inclusivas, que atendam às necessidades e potencialidades de cada aluno.

Progresso: 0/124

(0% Completo)