Teste o seu nível de Inglês

Vamos descobrir como está o seu nível de inglês?

Básico

A1 - A2

Se você nunca fez inglês ou cursou por até 2 anos.

Pré-Intermediário

A2 - B1

Se você estudou Inglês de
2 a 3 anos.

Intermediário

B1 - B2

Se você cursou mais de
3 anos de Inglês.

Avançado e Proficiente

C1 - C2

Se você cursou mais de
6 anos de Inglês.

Níveis de Proficiência Internacional (CEFR)

Você sabe quais são eles?

Quais são os níveis de

proficiência?

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas.

Níveis de Inglês

Veja abaixo os níveis da tabela internacional (CEFR)

O aluno é capaz de compreender e utilizar expressões familiares e correntes assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades imediatas. É capaz de apresentar-se ou apresentar alguém e colocar questões ao seu interlocutor sobre assuntos como, por exemplo, o local onde vive, as suas relações, o que lhe pertence, etc. É capaz de responder ao mesmo tipo de questões. É capaz de comunicar de forma simples desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente e se mostre cooperante.

O aluno é capaz de compreender frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho). É capaz de comunicar em situações correntes que apenas exijam trocas de informações simples e diretas sobre assuntos e atividades habituais. É capaz de descrever com meios simples a sua formação, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas.

O aluno é capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspectos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc. É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada. É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma opinião.

O aluno é capaz de compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos num texto complexo, incluindo discussões técnicas na sua especialidade. É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detectando tensão em nenhum dos falantes. É capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre um tema da atualidade e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos.

O aluno é capaz de compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detectar significações implícitas. É capaz de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. É capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou acadêmica. É capaz de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

O aluno é capaz de reconstituir fatos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente. É capaz de se exprimir de forma espontânea, precisa e fluente e de distinguir finas variações de significado em assuntos complexos.